PointFC Logo
Como criar uma apresentação inteira antes mesmo de abrir o PowerPoint.
06/07/2017

Como criar uma apresentação inteira antes mesmo de abrir o PowerPoint.

Image

Bruno Deos

-

Algo que sempre falamos nos nossos cursos e já virou praticamente um mantra aqui na Point é:
Apresentação se começa no papel!
Acreditamos sim, que a tecnologia é uma grande aliada para a construção de apresentações memoráveis, porém, se utilizada antes da hora certa, pode atrapalhar todo o processo criativo.
O Thiago Esser, Interaction/UX Design Consultant e grande parceiro da Point, escreveu o seu último artigo sobre isso e, por concordar 100% com ele, resolvemos compartilhar as dicas dele aqui no nosso blog:

Como criar uma apresentação inteira antes mesmo de abrir o PowerPoint.

Seja usando PowerPoint, Keynote ou Google Slides (eu particularmente prefiro o último), nenhum deles por si só vai lhe entregar palestras que as pessoas vão aplaudir de pé. Ok, isso você já sabe. O que escapa a muitos é que essas ferramentas, em determinados momentos, podem inclusive atrapalhar a criação de uma boa apresentação.

Imagine aquela hora em que você olha pra esse slide abaixo e pensa, “tudo bem, tenho uma ideia, agora é preencher essas caixinhas com textos, misturá-las com umas imagens, repetir esse processo umas 30 vezes e voilà!”:


O bom e velho slide padrão te espera… se você souber exatamente o que como dizer.

Chega de ppt driven presentations

Muito melhor seria se você já tivesse todo o roteiro em mente — início, meio e fim — , viajado sobre que fotos usar sem se perder nos bancos de imagens da vida, e testado a fluência das ideias e mensagens antes de matutar sobre que fonte usar.

Arriba com as apresentações centradas nas ideias! (e no público a que se destinam, por supuesto)

O fluxo de criação a seguir foi tirado quase integralmente do livro Ressonância, escrito pela Nancy Duarte. Algumas coisas adaptei a partir da minha experiência em planejar palestras dessa forma. Já uso esse método desde 2014, sei da sua eficácia e também sei que pode ser útil para planejar disciplinas de pós-graduação, workshops e defender projetos na empresa.

Leia o artigo na íntegra aqui



 

Share this post

Veja também

O mito da criatividade.
29/06/2017

O mito da criatividade.

 Estado de Flow.
09/02/2017

Estado de Flow.